Em destaque

Glossário de Magia

“O homem nasce para crer. E se nenhuma igreja vier com seus títulos e feitos de verdade.... para guiá-lo, ele encontrará altares e ídolos em seu próprio coração e sua própria imaginação.”
Benjamin Disraeli.

As palavras contidas contidos neste glossário foram extraídas de um livro de feitiços.
Muitas foram usados ao longo de Charmed. É importante salientar que na magia branca, em especial a religião wicca, existe o culto a deuses e deusas celtas. Por esse motivo, selecionei algumas das deidades mais importantes mencionadas nos livros de magia e incluímos o significado de suas origens e outras informações importantes a respeito das mesmas.



A


ABRACADABRA
Palavra que serve para formar um triângulo de cunho misterioso a que se atribuíam qualidades terapêuticas, pois contemplá-lo curaria doenças ou poderia mesmo evitá-las. Tal triângulo era reverenciado como divindade, já que era constituído pelas letras do nome do mais antigo dos deuses Abraca ou Abraxas.

ABRAXAS
Divindade singular que se supõe ser o Mitra dos Persas.

ACÓLITO
Usado em muitas anotações pagãs. Significa noviço ou neófito.

AFIRMAÇÕES
Crença geralmente empregada por wiccanianos. termo certo para atrair o "pensamento positivo".

ALQUIMIA
Química da Idade Média, que procurava descobrir a pedra filosofal, transformando qualquer metal em ouro.

ALTAR
Uma pequena mesa geralmente colocada no centro de um círculo. O altar reflete a personalidade do indivíduo que o usa. Fornece o pano de fundo para o ritual, estabelece o tema do trabalho mágico que está sendo realizado e também a disposição para a cerimônia.

AMULETO
Um objeto, geralmente feito de pedra ou metal, que é talhado com runas ou símbolos mágicos e usado (até mesmo trajado) como um encantamento para proteção, amor e boa sorte.

ANKH
Antigo hieróglifo usado como símbolo de vida, amor e reencarnação. É uma cruz com o cume entrelaçado.

ARTE
Outro termo para a Bruxaria, prática mágica e espiritualidade Wicca.

ASTRAL (VIAGEM)
Processo de separar o corpo astral do corpo físico para efetuar viagem no plano astral.

ASTROLOGIA
Na magia é muito importante que seus praticantes da mesma conheçam a astrologia, estudo dos efeitos, movimentos e posições dos planetas e a influência que estes efeitos, movimentos e posições causam sobre nossas vidas e em nossos comportamentos.

ASPERGER
Saquinho com ervas frescas ou um objeto perfurado. Utilizado para gotejar água durante ou antes do ritual, para propósitos de purificação.

AURA
Campo de energia espiritual que envolve todos os seres vivos. Manifesta-se em variadas cores e mostra o momento espiritual que vive o ser.

AVATAR
Seres espirituais de alta hierarquia que encarnam na matéria densa com o propósito de ensinar almas menos evoluídas. Exemplo: Buddha, Cristo, Mohamed, Zoraster e etc.



B


BANIR, EXPULSAR
Acabar magicamente com algo ou exorcizar entidades que não são bem - vindas. Livrar-se da presença de.

BANHO RITUAL
Banho destinado a purificar o corpo e a mente antes de um ritual mágico ou religioso. O praticante coloca o incenso e uma vela próximos da banheira, na qual água salgada foi acrescentada. Ele então diz uma bênção pessoal antes de entrar na água.

BELTANE
Festival Wiccaniano celebrado em 31 de outubro (hemisfério sul) e 01 de maio (hemisfério norte), também conhecido como Véspera de Maio, Roodmas, Noite de Valpúrgis, Cethsamhain. Celebra a união, o acasalamento ou o casamento simbólico da Deusa Tríplice e do Deus Cornífero, deidades cultuadas pela religião wicca.

BIORRITMO
O estado das três vibrações ou componentes físicos, intelectuais e emocionais que começam quando nascemos ou fomos concebidos. Serve para medir os altos e baixos da vida de uma pessoa e é o nosso “relógio interno”, que faz mudar a temperatura do corpo e a pressão sangüínea.

BÊNÇÃO/BENDIÇÃO
Colocação das mãos para conferir poder pessoal, energia ou boa vontade a uma pessoa ou objeto material.

BRIGID
Deusa Tripla Celta. É a incorporação da poesia, inspiração e adivinhação. Era originalmente uma Deusa do Sol e do Fogo, conhecida como Brigid do Cabelo Dourado. Devido à sua conexão com o fogo, foi associada com a inspiração e arte da metalurgia. Foi também uma importante deusa da fertilidade, tanto que era evocada durante partos para proteger a mãe e a criança. Os símbolos de Brigid incluem o fuso, a chama, o poço, a ovelha, o cordeiro, o leite, a cobra e o sino.


C

CARREGAR
Imbuir um objeto de Poder Pessoal. "Carregar é um ato de Magia".

CARTOMANCIA
Ato de ler cartas com o propósito de adivinhação.

CALDEIRÃO
Simboliza o útero da Deusa, e as águas do renascimento, ou seja, a origem do Universo e de toda a vida. É nele que as bruxas preparam os feitiços, as poções e acendem o fogo para os rituais, quando não é possível acender uma fogueira ao ar livre.

CERNUNNOS
O Deus de chifres celta. Ele era o Deus da Natureza, do mundo subterrâneo e do plano astral. Os sacerdotes dos Celtas, os Druidas, se referiam a ele como Hu Gadarn, o Deus de chifres da Fertilidade. Os símbolos para Cernunnos são a torc (colar celta), chifres, lança, serpente, escudo e cornucópia.

CERRIDWEN
A Deusa Mãe celta. Cerridwen é associada com Astarte ou Demeter; é a Deusa Mãe da Lua e dos grãos. Ela é especialmente conhecida por seu temível totem da morte, uma porca branca, comedora de cadáveres. As celebrações de colheita de Cerridwen expressavam sua habilidade tanto de dar como de tirar a vida. Seus símbolos incluíam o caldeirão, a xícara, a porca e o cão.

CHAKRAS
São os sete maiores centros de energia no corpo humano. Cada um é associado a uma cor. Eles são: coronário (branco), frontal (roxo), coordenador ou laríngeo (azul), cardíaco (rosa ou verde), umbilical (amarelo), esptérico (laranja) e fundamental (vermelho). Os centros menores estão localizados nas mãos e pés da mesma forma.

CÁLICE
A taça mágica do bruxo. Ele representa o elemento da Água durante ritos mágicos. É considerado um símbolo sagrado da Deusa. O cálice é usado para se abençoar vinho e outros líquidos durante cerimônias e atos rituais. É geralmente feito de prata , ou prata com ouro, para enfatizar a união divina dos opostos. Uma das quatro ferramentas do bruxo e do mágico (as outras são a athame, o pentagrama e a vara).

CANALIZAÇÃO
É uma prática na qual permite que você faça um contato com outra mente de um ser vivo do nosso tempo e espaço estabelecendo um contato telepático provocado por uma freqüência sintônica entre as duas mentes.

CANÇÃO
Repetir ou cantar (uma palavra ou frase) continuamente ou cantar uma música religiosa. Um feitiço é considerado muito mais poderoso se for cantado com rimas e repetido muitas vezes. Usamos a canção para invocar certos deuses.

CÍRCULO MÁGICO
Linha ou desenho circular construído com poder pessoal. É geralmente executado em rituais e dá a bruxa proteção contra forças exteriores, podendo se estender tanto acima quanto abaixo da superfície do solo. A bruxa através de seu poder consciente, poderá idealizar a linha e uma esfera que abrange acima e abaixo dessa linha circular.

COROA/ GUIRLANDA
Uma coroa usada na cabeça geralmente feita de flores e usadas no Festival Beltane. A coroa é utilizada nos sabats para representar a sacerdotisa de um coven.

CÍRCULO
Uma esfera de energia mágica criada pelo bruxo ou mágico. O círculo é geralmente riscado fisicamente sobre o chão e então energizado pela projeção de energia psíquica sobre sua fronteira. O círculo é uma barreira de proteção e é usado para conter a energia obtida durante ritos mágicos. o círculo é uma linha harmônica universal; Não tem começo nem fim. Representa o infinito e dentro dele tudo se manifesta.

CLARIAUDIÊNCIA
Significa aquele que ouve com clareza. A maioria dos praticantes de magia possuem uma sensibilidade bem aguçada e muitas vezes podem ouvir coisas que pessoas comuns não podem. A clariaudiência é uma vantagem muito grande para os praticantes de magia.

CLARIVIDÊNCIA
Habilidade de enxergar coisas que não são perceptíveis à visão, significa "aquele que vê com clareza". O clarividente tem a possibilidade de fazer previsões para o futuro e muitas vezes ajudar o próximo com as premonições que faz. Nem todo praticante de magia possui esta habilidade. Normalmente diz que o clarividente vê com a mente.

CONE DE PODER
Corpo invisível de energia psíquica, em formato de cone, obtido durante ritos mágicos e então dirigido a um indivíduo ou para se atingir um objetivo definido. Bruxos elevarão o cone do poder para proteger sua terra, curar amigos doentes ou criar abundância material. O chapéu de magos e bruxas eram no formato de cone pois o cone é a figura geométrica que melhor absorve energias de poder.

CONJURAÇÃO
Ato de se evocar uma força espiritual ou uma fonte de energia.

CONEXÃO
Processo de usar identificação mental para se comunicar com forças espirituais e/ou símbolos adequados em operações mágicas.

CONSAGRAÇÃO
Ato de abençoar um objeto ou lugar instilando-o com energia positiva. ritual de consagração de adeptos de seitas, filosofias ou religiões.

CONSULENTE
Pessoa que consulta o oráculo, ou seja, aquela que faz perguntas para saber seu futuro.

COVEN
Grupo de bruxos, geralmente liderado por uma suma sacerdotisa e um sumo sacerdote. O Coven geralmente consiste de treze membros, que se encontram na noite de Lua Cheia para trabalhar magia e celebrar as oito mudanças sazonais.

CRISTAL
Qualquer um dos cristais, pedras preciosas, minerais, que são usados de acordo com suas características vibratórias ou qualidades na magia da terra.


D

DIAS DE PODER
São os dias de sabats, seu aniversário, ciclo menstrual da mulher, a dedicação ou iniciação.

DEDICAÇÃO
Ato de comprometer-se com um Deus e uma Deusa e ao caminho Wicca da espiritualidade. Diferentemente da iniciação, a dedicação pode ser feita pelo próprio indivíduo e não requer a presença de um sacerdote ou sacerdotisa iniciado (a).

DEMÉTER
Deusa mãe grega. Como Deusa da vegetação, era a fundadora da agricultura e do rito cívico do casamento. Seus mistérios, chamados de “Thesmophoria", foram celebrados a cada abril e seu centro de culto era em Eleusis, ao sul de Atenas. Seus símbolos incluem a cesta, o cetro, a tocha, o jarro d’água, o feixe de trigo e a vaca.

DIANA
Deusa da Lua romana. Era a patrona dos caçadores e guardiã da floresta onde seu bosque ficava, perto de Arícia. Em Roma, juntava-se a Janus, Deus da luz e do Sol, servindo com uma consorte exibindo a luz da Lua. Seus símbolos incluem o arco e flecha, sandálias, armas mágicas, o cão e o veado.

DIONÍSIO
O Deus de chifres grego. Dionísio era um deus salvador. Nasceu duas vezes, e era considerado como o leão da luz. Dionísio foi a vítima jovem, padre da noite, senhor da dança, vinho, e quem trazia o êxtase. O vinho, o tambor, o falo, a coroa de marfim, e o tirso (vara de madeira ou bastão com um ornamento no formato do cone de uma pinha) eram alguns de seus símbolos.


E

ELEMENTAL
Forma de pensamento deliberadamente criada de energia inteligente, capaz de executar tarefas menores para seu mestre. Também designados seres da natureza.

ELEMENTOS
Terra, Ar, Fogo, Água. Essas quatro essências são os alicerces do universo, tudo que existe, ou que tem potencial para existir, contém uma ou mais dessas energias. Os elementos vibram em nosso interior e estão também "espalhados" pelo mundo. Podem ser utilizados para gerar mudanças por meio de magia. Os quatro elementos foram formados a partir da essência ou poder fundamental Akasha.

ELFO
Anão imaginário ou pequeno duende que adora dançar ao som de flautas medievais. Geralmente aparece em ilustrações vestido de verde, com orelhas pontudas e um chapéu alto em forma de cone. Gosta de pregar peças e possui poderes mágicos.

ELIXIR
Líquido extraído da fervura de um copo de água com pedras preciosas ou cristais por um determinado tempo.

EMOCIONAL
Estado de personalidade, alegria, irritação, aborrecimento e tristeza que o praticante de magia apresenta no momento do ritual.

EMPATA
Aquele que sente as emoções de entidades vivas, tais como entidades humanas, plantas ou animais, alguns podem sentir seres inanimados, bem como objetos que não fazem parte desse mundo.

ENCANTAMENTO
1. O ato de cantar, entoar um cântico, ou falar palavras, frases ou sons de fórmulas para se obter energia para manipulação durante o lançamento de encantamentos e rituais mágicos. 2. O período de tempo durante o qual uma pessoa, lugar, ou situação é mantido em estado cativo para o benefício de uma pessoa que está trabalhando à sua volta. 3. Agir fisicamente sobre um objeto ou pessoa para mudar seu curso de ação.

ENERGIA
Termo geral de poder corrente incomensurável, porém, que existe dentro de toda a natureza, objetos e seres vivos, incluindo nossos corpos. É usada na magia popular.

ENFLEURAGE
Termo de perfumaria francesa que descreve o processo de extração de óleos essenciais de flores com flores purificadas.

EON
Termo gnóstico que indica um ciclo de tempo (que varia de um grupo para outro).

EFEMÉRIDES
Muito usada em magia, a Efemérides é um termo astrológico que se refere à coleção de datas precisas e cálculos de certos planetas. São tábuas astronômicas que indicam, dia a dia, a posição relativa dos planetas.

EQUINÓCIO
Período que ocorre duas vezes por ano, é vernal (primavera) e outonal, quando o Sol está exatamente sobre o meio da Terra ou Equador. Isto produz, por um dia, o número exato de horas do dia e a escuridão da noite em todo o mundo.

ESBAT
Ritual wiccaniano geralmente ocorrido na Lua cheia.

ESOTÉRICO
Todo ensinamento ministrado à um circulo restrito e fechado de ouvintes.

ESSENCIAL (ÓLEO)
Este termo implica na separação das substâncias voláteis por destilação a vapor, à pressão atmosférica. Tem grande capacidade de absorção pela pele e rapidamente permeia suas diversas camadas até alcançar a circulação. O período de absorção varia de 60 a 120 minutos, e sua ação é prolongada. Por serem substâncias concentradas, deve sempre ser diluídos quando envolver contato com a pele. Também age pelos aromas que, dispersos no ar, além de terem propriedades desodorizantes, anti-sépticas e bactericidas, ativam os nervos olfativos, que, agindo diretamente nos centros emocionais, afetam os estados de espírito e sentimentos, relaxando, excitando ou ajudando a afastar a depressão e estresse.

ETÉREO
Em magia, significa o mundo invisível do espírito que está fechado para o mundo terrestre.

EVOCAÇÃO
A evocação e/ou conjuração de uma força espiritual. Por exemplo, os arcanjos são evocados para guardar e proteger o círculo mágico, ou um elemental pode ser evocado fora do círculo para executar uma tarefa para o bruxo ou mágico; ato de invocar ou chamar por uma força espiritual maior para acrescentar energia para um trabalho mágico. O ato da evocação une fisicamente o indivíduo com a força para auxiliá-lo na execução de feitos psíquicos.

EVOCAR OU INVOCAR
Chamar ou fazer aparecer por meio de invocações os exorcismos às presenças dos Deuses, espíritos das trevas ou demônios.

EXORCISMO
Tradicionalmente, é o processo de expulsar energias negativas ou espíritos; o exorcismo na magia das ervas é nada mais que uma purificação poderosa.

EXOTÉRICO
Ensinamento transmitido ao público sem restrição, dado ao interesse generalizado que suscitava a forma acessível em que podia ser exposta por se tratar de ensinamento dialético.


F
FADA
Entidade que representa o elemento Ar, criatura imaginária com poderes mágicos que aparenta uma pessoa pequena com asas. É um elemental.

FAMILIAR
Elemental ou totem animal que foi programado/treinado para ser servo mágico do bruxo. Uma vez tornado um familiar, ele terá uma ligação especial com seu mestre. Forças espirituais do plano astral podem também agir como familiares.

FASCINAÇÃO
Esforço mental para controlar a mente de animais ou pessoa. Considerado contra a ética.

FAUNO
Deus de chifres romano. Era pastoral, primordialmente das florestas, caçador e promotor da agricultura. Igualado ao Deus grego Pan. Seus símbolos são: bastão, chifre de beber, coroa e pele de pantera.


G

GAIA
Deusa grega e termo popular para a Terra Mãe ou a Mãe Terra.

GARDNERIANOS
Tradição da Bruxaria descendente dos ensinamentos de Gerald Gardner.

GÊNIO
Espírito mágico que fará ou fornecerá qualquer coisa que a pessoa que o possuir pedir.

GEOMANCIA
É um meio para melhor compreensão do nosso universo pessoal. Segundo C. G. Jung, “a geomancia é a arte ideal das correspondências”. Através do jogo geomântico, as dificuldades presentes poderão ser trabalhadas e conscientizadas; desequilíbrios e pontos fracos poderão ser analisados e corrigidos, sua natureza mais íntima será entendida para que possa compreender o presente e contribuir conscientemente para moldar o futuro.

GLAMOUR/FEITIÇO
Ato de se lançar um encantamento mágico sobre um outro indivíduo usando apenas o poder pessoal. O glamour é a arte da fascinação – fazer as pessoas verem, acreditarem e fazerem coisas que elas não viriam, creriam ou fariam originalmente.

GNOMO
Entidade ou elemental que habita no plano terrestre ou é associado ao elemento terra.

GRANDE RITO
Casamento sagrado da Deusa Tríplice e do Deus Cornífero, decretado no Beltane em muitas tradições, e em outros Sabats em outras tradições. Simboliza a criação de toda vida.

GRIMORIE
Pequeno manual mágico contendo informações de rituais, fórmulas, propriedades mágicas e preparação de rituais.

GUARDIÃO
Uma força espiritual maior, tal como um arcanjo, que é chamada durante um ritual para guardar e proteger o perímetro do círculo mágico contra quaisquer forças ou energias externas indesejadas.


H

HALLOWEEN
Festival wiccaniano celebrado em 01 de maio (hemisfério sul) e 31 de outubro (hemisfério norte), também conhecido como Véspera de Novembro, Samhaim, Festa das Almas, Festa dos Mortos, Festa das Maçãs. O Samhain marca a morte simbólica do Deus Sol e sua passagem para a "Terra dos Jovens", onde aguardará pelo renascimento da deusa mãe no Yule. Esta palavra celta é pronunciada pelos wiccanianos como "Sôuen", "Sú-uen", "Sâm-háin", "Sâmain", "Sávin" e outros modos (a pronúncia dessa, e de outras palavras tenta obedecer às regras de pronúncia da língua portuguesa adaptadas aproximadamente pelo tradutor). A primeira parece ser a preferida pela maioria dos wiccanianos.

HÀRPIA
Monstro alado com rosto de mulher e corpo de abutre. Em magia, os praticantes que se deixam levar por pensamentos “sujos”, dizem que a Hárpia aparece em seus sonhos.

HÉCATE
deusa tripla da Lua grega. Para os Gregos, Hécate era uma das mais velhas incorporações da deusa Tríplice da Lua. Ela tinha o poder sobre os céus, a Terra e o mundo subterrâneo, onde tinha o controle do nascimento da vida, e da morte. Hécate era provedora de visões, mágica, e regeneração. Os símbolos de Hécate incluem a chave, a corda, a adaga de dois gumes, o triângulo cruzado, a vassoura, as encruzilhadas, o cão, e a tocha.

HERA
1. Deusa grega. 2. Uma heroína. Rainha dos deuses, a filha dos Titãs Cronos e Réia, e a irmã e esposa de Zeus. Hera era a deusa que protegia o casamento e a protetora de mulheres casadas. Era a mãe de Ares, deus da guerra; Hefaístos, deus do fogo; Hebe, deusa da juventude; e Eileitia, deusa do parto. Hera era uma esposa ciumenta, que freqüentemente perseguia as amantes de Zeus e seus respectivos filhos. Ela nunca esquecia uma ofensa e era conhecida por sua natureza vingativa. Zangada com o príncipe Páris por preferir Afrodite, deusa do amor, a si, a deusa ajudou os gregos na Guerra de Tróia e não sossegou até que Tróia fosse destruída. Hera freqüentemente é identificada com a deusa romana Juno

HERBALISMO
Arte de utilizar ervas para facilitar as necessidades humanas tanto mágica quanto medicinalmente.

HOCUS POCUS
Passe de Magia, truque usado para enganar; palavras usadas para esconder o que está acontecendo.

HORÓSCOPO
1. Posição dos astros no momento em que nasce uma pessoa, animal ou coisa. 2. previsão da vida de uma pessoa, animal ou coisa baseada na posição dos astros no momento preciso de seu nascimento.


I

IMBOLC
Festival wiccaniano celebrado em 01 de agosto (hemisfério sul) e 02 de fevereiro (hemisfério norte), é também conhecido como Candelária, Lupercália, Festa de Pã, Festa das Tochas, Festa da Luz Crescente, Oimelc, Dia de Brigit e muitos outros nomes. O Imbolc celebra os primeiros sinais da primavera e a recuperação da Deusa após dar à luz ao Sol, no Yule.

INERENTE
Na magia se diz do que está, por natureza, inseparavelmente ligado a uma coisa ou pessoa; imanente.

INCENSO
Utilizado em rituais para queimar ervas, óleos ou outros itens aromáticos para perfumar o ar durante os atos mágicos e para melhor atender à bruxa em suas metas de trabalho.

INCUBO
Espírito ou demônio muito temido pelos mortais que tem aspecto de um homem. Alguns bruxos afirmam que seus aprendizes podem confundi-lo com uma pessoa normal, se ainda não desenvolveram sensibilidade o suficiente para identificar esse ser maligno.

INFUSÃO
Líquido adquirido por meio da mistura de ervas com água morna. Pode ser um chá, um cozimento ou uma poção.

INICIAÇÃO
Um ato espiritual formal que transforma um indivíduo dedicado e sua visão da realidade.

INTELECTUAL
Estado da mente, pensamento lógico, habilidade para solucionar problemas.

INTUIÇÃO
Um termo que descreve a informação mental ou psíquica que inesperadamente alcança a mente consciente.

INVOCAÇÃO
1. Apelo ou súplica a poderes superiores. 2. Oração. 3. Pedido para trazer a aparição das deidades ou então sua presença durante um ritual.

ÍSIS
deusa mãe egípcia. É a personificação da grande deusa em seu aspecto de devoção maternal. Era provavelmente a maior deusa no Egito e foi adorada por mais de 3.000 anos. Sua influência não se confinou ao Egito e se espalhou para a Grécia e para o Império Romano. Ísis era o princípio feminino da natureza e, portanto, uma deusa de mil nomes. Os símbolos de Ísis incluem o Thet (nó ou fivela), o cetro, a xícara, os chifres, o espelho, a serpente e a cinta.

INSTRUÇÃO
O manual originalmente escrito por Doreen Valiente, é a história da mensagem de deusas para seus filhos.

INSTRUÇÃO DA DEUSA
As palavras tradicionais da Deusa Tríplice a seus seguidores.
ENERGIZAÇÃO/INSPIRAÇÃO
Inspirar um objeto com energia pessoal.


J
JASMIM
É a flor do amor e da sensualidade. Dizem que quem faz um desejo de amor sentindo o cheio de jasmim sempre terá seu desejo realizado.


K

KABALAH
Ensinamento místico da tradição judaica-gnóstica. Magia cerimonial e tradições alexandrinas são baseadas nestes ensinamentos. Atribuído a Enoque, o sétimo senhor do mundo depois de Adão, pelos hebreus; a Hermes Trimegisto, pelos egípcios; a Cadmo, o mistério fundador da cidade santa, pelos gregos. Resumo simbólico da tradição primitiva, chamada depois, cabala, de uma palavra hebraica que é equivalente a “tradição” que repousa inteiramente sobre o dogma único da magia.

KARMA
Crença de que os pensamentos e ações de alguém podem existir contra ou a favor do mesmo em seu caminho de vida por intermédio de muitas vidas ou encarnações. Lei de causa e efeito ou do retorno. O universo de Dharma.


L

LEI TRÍPLICE
Princípio cármino o qual afirma que a energia lançada por nós é devolvida três vezes tanto para o bem como para o mal.

LIBAÇÃO
Oferenda de vinho, água ou outro fluido, vertido no chão em honra ao deus Cornífero e/ou deusa Tríplice durante ou após o trabalho ritual.

LUGHNASADH
Festival wiccaniano celebrado em 02 de fevereiro (hemisfério sul) e 01 de agosto (hemisfério norte), é também conhecido como Véspera de Agosto, Lammas, Festa do Pão. Marca a primeira colheita quando os frutos da terra são colhidos e armazenados para os meses escuros do inverno e quando o deus também misteriosamente enfraquece à medida que os dias encurtam.


M

MABON
Festival wiccaniano celebrado em 01 de março (hemisfério sul) e 22 de setembro (hemisfério norte), no equinócio de outono, é também conhecido como a Segunda Colheita, quando a natureza está se preparando para o inverno. É um vestígio de antigos festivais de colheita que eram praticamente universais entre os povos da Terra.

MACROCOSMO
“O infinitamente grande”. O mundo da realidade ou o universo que está em volta de todos nós.

MAGO
Termo inglês antigo que significa pessoa sábia. Possui também a forma singular Magus e plural Magi. Termo de respeito para designar grande talento em um determinado campo de magia.

MAGIA
Movimento das energias naturais para gerar as mudanças necessárias. A energia existe em todas as coisas – seres humanos, animais, aves, peixes, vírus, bactérias, plantas, pedras, cores, movimentos, sons e etc. É o processo de gerar,aumentar ou interagir com essas energias, dando-lhes propósitos e liberando-as. Prática natural, apesar de pouco compreendida.

MAGNETISMO
Poder mágico, força da vida. A energia projetada pelos bruxos ou mágicos que influencia seu meio ambiente imediato.

MISTÉRIOS MASCULINOS
Estudo pagão que tenta recuperar o poder e mistério dos antigos deuses para os homens pagãos de hoje em dia.

MANDRÁGORA
Gênero de plantas da família das solanáceas, muito usada em feitiçarias antigamente.

MATRIFOCAL
Termo usado para denotar que o nome e os bens da família serão passados de mãe para filha. A grande maioria das bruxas utiliza este termo dentro do Coven para garantir que seu livro das sombras será entregue exclusivamente a sua filha.

MATRIX
Palavra usada na magia dos cristais que se refere a base do feixe de um cristal. É a parte mais importante do cristal.

MEDITAÇÃO
Reflexão, contemplação, voltar-se para dentro de si ou na direção da deidade ou da natureza. Período de quietude no qual o praticante pode fixar-se em símbolos e pensamentos em particular ou ainda permitir que esses surjam livremente.

MEGALITO
Monumento de pedra. A Stonehenge, na Inglaterra, é o melhor exemplo conhecido.

MENIR
Uma pedra enorme, provavelmente erguida pelos povos primitivos por razões religiosas, espirituais ou mágicas.

MEFISTÓFELES
Principal espírito demoníaco inimigo de Deus na religião cristã.

METAFÍSICO
Termo conhecido também como depósito, que se refere a assuntos transcendentais ou supernaturais. O que a ciência não pode medir, pesar analisar, por isso, é refutado.

MICROCOSMO
“O infinitamente pequeno”. O mundo da realidade que existe dentro de nós e tudo que existe.

MEIO DE VERÃO
Solstício de verão. Festival wiccaniano e noite excelente para praticar magia. Simboliza o período em que o deus atinge o apogeu de seu poder. É o dia mais longo do ano.

MONOTEÍSMO
Crença numa deidade suprema que não possui outras formas e não se manifesta com outros aspectos.

MORRIGAN
Deusa Tripla Celta. É a terrível Deusa bruxa da lenda celta. Tem certa relação com as Fúrias e Valquírias do mito escandinavo. Surge como uma Deusa Tripla da batalha e mostra o lado guerreiro, rude e impiedoso da alma celta. Seus símbolos incluem o corvo, a gralha, o machado de batalha, o escudo e a lança.

MÃE
O segundo aspecto da Deusa Tripla, denotando fertilidade, amor, nutrição e as qualidades protetoras da maternidade. A Deusa Mãe é o aspecto mais comumente usado em rituais, especialmente porque ele corresponde à Lua cheia.

MUNDANO
Refere-se ao dia-a-dia dos humanos, como por exemplo o nome de nascimento de uma pessoa (John), o apelido (Johnny) e o nome mágico (Seahawk). O termo pode se estender para outros itens, um emprego mundano de um padre pode ser o de carpinteiro, por exemplo. O termo pode ser utilizado para designar tudo que não é mágico.

MISTÉRIO MAGNO
É o mistério que penetra em todas as fronteiras materiais, entende todos os segredos, exige a verdade e reconhece Deus.

MITO
Lenda. Representação exagerada de fatos ou personagens reais pela imaginação popular, pela tradição, etc.


N

NEOPAGÃO
Literalmente, Novo Pagão, membro seguidor ou simpatizante de uma das recentemente formadas religiões pagãs que se espalham ao redor do Mundo. Todos os wiccanianos são pagãos, mas nem todos os pagãos são wiccanianos.

NOVA ERA
Tendência espiritual, dos anos 60, que advoga a mistura de conceitos metafísicos e idealismo religioso. Os componentes-chave incluem a incorporação da Deusa Tríplice na filosofia religiosa e a visão da Terra como ente sagrado.

NINFA
Divindade ou espírito em forma de jovem que mora nos rios, fontes, florestas e montes. É uma divindade que representa o elemento Ar nos rituais mágicos.


O

OCULTO
O significado literal é "Escondido". O ocultismo é amplamente aplicado a um vasto campo de tópicos metafísicos que estão fora do setor aceito pelas principais correntes de Teologias.

OCULTISTA
Aquele que pratica e/ou estuda uma variedade de temas ocultos.

OFERENDA
A apresentação de um presente, tal como incenso, velas, flores, comida ou bebida, para uma deidade durante um ritual. Também podem ser mensagens escritas em papel e queimadas em honra a uma deidade.

OSÍRIS
Deus egípcio da agricultura. Uma das deidades egípcias mais populares, era Deus da vegetação e da natureza, representando a regeneração. Patrono da fertilidade e da colheita. Seus símbolos incluem o gancho, o cetro e as ferramentas agrícolas.

OSTARA
Ocorrendo no equinócio de primavera por volta de 22 de setembro (hemisfério sul) e 21 de março (hemisfério norte), Ostara assinala o início da verdadeira primavera astronômica, quando o gelo e a neve abrem caminho ao verde. Assim é um festival de fogo e fertilidade, celebrando o retorno do Sol, do Deus Cornífero e da fertilidade da terra (a Deusa).


P

PAGÃO
Do latim Paganus, morador do campo, usado atualmente como termo genérico para os seguidores da Wicca e de outras religiões mágicas, xamanísticas e politeístas. Naturalmente, os cristãos têm sua própria definição para esta palavra, pode ser substituída por neopagão.

PALES
Deusa dos bosques e dos campos. Celebra-se seu dia em 20 de abril, quando deve-se queimar três tipos de ervas. Dizem que a fumaça purifica o lar e a alma.

PALOMANCIA
Arte de adivinhação por meio de pêndulos, também chamado “radiestesia”.

PAN
Ardiloso deus das florestas, comumente associado com Dionísio, o amante da diversão. Deus de chifres da natureza com o torso de um homem e as pernas e quadris de um bode.

PANTEÍSMO
Sistema segundo o qual deus representa a universalidade dos seres ou que identifica Deus e a natureza. O Paganismo é panteístico.

PANTEÃO
Coleção ou grupo de deus e deusas numa religião específica ou estrutura mística.

PAIXÃO RITUALÍSTICA
Ritual observado quando um ente querido morre.

PÊNDULO
Aparelho divinatório, pertencente a arte da radiestesia, que consiste em um cordão preso a um objeto, como um cristal, um metal ou madeira, a ponta solta é segura com a mão, o cotovelo apoiado em uma superfície plana e lança-se uma pergunta. Seu movimento determina a resposta, uma rotação indica sim, o balançar de um lado a outro indica o oposto. Instrumento que acessa a mente psíquica.

PENTÁCULO
Objeto confeccionado em material tipo: madeira, argila a ferro, no qual é entalhado, pintado ou gravado uma estrela de cinco pontas. Representa o elemento Terra.

PENTAGRAMA
Sua base entrelaça uma estrela de cinco pontas. Na magia branca a ponta está no topo da estrela e cada ponta tem como significado: o espírito, ar, água, fogo e terra. Aqui o espírito está acima dos quatro elementos. Já na magia negra, o pentagrama é usado invertido (com a ponta virada para baixo) e significa que os quatro elementos comandam o espírito, a estrela invertida tem forma de um bode. O pentagrama é um símbolo de poder e proteção.

PODER PESSOAL
Energia que sustenta nossos corpos, basicamente originada da Deusa Tríplice e do Deus Cornífero (ou melhor do poder por trás destes). Primeiro a absorvemos por meio de nossas mães biológicas dentro do útero para depois obtermos a partir dos alimentos, da água, da Lua, do Sol e de outros objetos naturais. Nós o liberamos durante o estresse, exercícios, sexo, gravidez e parto. A magia é geralmente um movimento de poder pessoal para um fim específico.

POLARIDADE
Conceito de energias iguais, opostas. Um exemplo perfeito é o Ying/Yang oriental. Yin é frio, Yang é quente. Representam o equilíbrio universal.

POLITEÍSMO
Crença na existência de muitas deidades, cada uma com seu domínio e interesses que não têm ligação espiritual ou familiar uns com os outros.

POÇÃO
Medicamento líquido para se beber.

PODEROSOS
Os Guardiões dos Quadrantes, também chamados de Arcanjos ou Emanações Divinas.

PSICOCINÉSIA
Essa nomenclatura se refere, sobretudo, à função psíquica, ou seja, à faculdade atribuída à mente capaz de produzir fenômenos psíquicos.


Q

QUADRANTE
Um dos quatro pontos cardeais no perímetro de um círculo mágico. Cada quadrante marca uma estação para uma das energias elementares, guardiões ou forças angelicais que guardam e protegem o interior do círculo e aqueles dentro dele. Também chamado de torre de vigília.


R
RA
Deus do Sol egípcio. Também chamado de o Grande, o Velho, o Pai dos deuses, e Senhor da luz. Representado como o autogerador, criador, sopro da vida, amor divino e poder radiante do Universo. Sua imagem era do homem com cabeça de águia usando um disco solar. Seus símbolos incluem: o Sol, o cetro e um barco.

REENCARNAÇÃO
Processo de renascimento na experiência da matéria densa priorizando as oportunidades de aprendizado, aparar arestas e lapidar o espírito para evoluir gradativamente.

RHEA
Deusa Mãe cretense. Seu nome significa Terra. Descrita como uma mulher enorme e grandiosa cercada por animais e pequenos humanos machos subservientes. Incorporada pelo mito grego como um Titã, da segunda geração. Era reconhecida como a deusa da terra viva. Seus símbolos incluem a tocha, o zabumba, o machado duplo e a árvore com frutos.

RITUAL
Cerimônia, forma específica de movimentos, manipulação de objetos ou processos internos criados para produzir efeitos desejados. Na religião, rituais são praticados visando a união com o divino. Na magia, produzem um estado específico de consciência que permite ao mago mover energia em direção a objetivos necessários.

RUNAS
Caracteres dos velhos alfabetos teutônicos, geralmente gravados sobre pedras ou lajotas. Usados para adivinhação ou orientação espiritual.


S

SABAT
Festivais religiosos wicca, celebrados oito vezes por ano. Ocorrem em 31 de outubro (Samhaim, a véspera do Ano Novo Celta), 21 de dezembro (Yule), 1º de fevereiro (Imbolc), 21 de março (Ostara), 30 de abril (Beltane), 21 de junho (Litha), 1º de agosto (Lughnasadh), e 21 de setembro (Mabon).

SACHÊ
Trouxinha de pano geralmente de fibras naturais e preenchida com ervas. É utilizado para afastar energias negativas e atrair coisas boas. Modernamente, se usa em armários ou gavetas parar perfumar roupas.

SALAMANDRA
Gênio que governa o fogo e vive nele Segundo cabalistas, um animal pequeno que aparenta um lagarto, mas possui pele suave e vive tanto na água como na terra.

SAMHAIN
Festival wiccaniano celebrado em 01 de maio (hemisfério sul) e 31 de outubro (hemisfério norte), também conhecido como Véspera de Novembro, Halloween, Festa das Almas, Festa dos Mortos, Festa das Maçãs. O Samhain marca a morte simbólica do Deus Sol e sua passagem para a "Terra dos Jovens" onde aguardará pelo renascimento da Deusa Mãe no Yule.

SELO
Selo, signo ou hieróglifo magicamente orientado ou usado em um trabalho mágico. Podem ser criados e têm muito mais eficácia. Desenho astrológico com poderes mágicos.

SOLITÁRIO
Bruxo que pratica e trabalha a mágica sozinho.

SILFO
É um gênio do Ar. A imagem desse gênio é usada no altar para simbolizar o elemento Ar.


T

TALISMÃ
Objeto que foi feito, consagrado e energizado magicamente para dar proteção, atrair dinheiro e sucesso e induzir amor e amizade. Um talismã pode ser feito praticamente de qualquer coisa, porque é o ato de consagração que o faz mágico.

TAMMUZ
Assírio Babilônico. Deus da vegetação e da colheita. Tammuz estava apaixonado pela Deusa Ishtar e foi morto e levado para o mundo subterrâneo. Ishtar foi a sua procura e o mundo foi deixado árido até seu retorno. Os símbolos de Tammuz eram a flauta, a vara, o pão e o javali. Ele era honrado em pequenos jardins.

TARÓLOGA (O)
Um adepto da arte e ciência de manusear o Tarô.

TIRSO
Vara de madeira ou bastão com um ornamento no formato do cone de uma pinha. Instrumento mágico utilizado em alguns rituais.

TRADIÇÃO
Ramo do paganismo seguido por um indivíduo pagão ou Coven.

TRADIÇÃO DE MISTÉRIO
Ordem religiosa ou mágica (culto) que se encontra em segredo e requer iniciação para a admissão. Seus ensinamentos são organizados para esclarecer os mistérios da imortalidade e as leis a respeito da mente humana e sua relação com o corpo e o cosmos.

TRITÃO
Divindade marítima que possui a forma metade homem e metade peixe. Representa o elemento Água.


V

VIRGEM
O aspecto mais jovem da Deusa Tripla. Também conhecido como donzela. É representada pela Lua crescente e pelas cores branca e azul. Seus sabats são Imbolc e Ostara.

VISUALIZAÇÃO
O ato de se formar imagens mentais para ampliar o trabalho mágico e o lançamento de encantamentos. Também é a habilidade de recriar dentro da mente uma imagem vista uma vez; lembrança total. Diz-se que a visualização é proporcionada pelo chakra da 3a. visão que fica entre os olhos – ver com a mente.

VARA/VARINHA
A segunda e mais importante das ferramentas de trabalho do bruxo. É simbólica do elemento Ar e usada para se dirigir energia. A vara é fálica em seu formato e representa a vontade do bruxo ou mágico. É do comprimento do braço de seu utilizador, da ponta do dedo médio até a parte interior do cotovelo.


W

WARLOCK (FEITICEIRO)
Termo usado pela igreja católica para denotar bruxos do sexo masculino. O termo é raramente usado em Wicca já que os membros do sexo masculino como os do sexo feminino são chamados de bruxos ou praticantes de Wicca. Warlock significa "aquele que quebrou o juramento" ou "mentiroso". A maioria dos pagãos acham que o termo é ofensivo.

WICCAN
Ser ou estar relacionado com a Wicca, grupo geralmente iniciático com práticas rituais únicas. Muitas tradições possuem seus próprios Livros de Sombras e muitas podem não reconhecer membros de outras tradições como wiccanianos. A maioria das tradições é composta por um número de Covens assim como por praticantes solitários.


Y

YULE
Festival wiccaniano celebrado em 21 de junho (hemisfério sul) e 21 de dezembro (hemisfério norte) assinalando o renascimento do Deus Sol a partir da Deusa Terra. Período de alegria e celebração durante a privação do inverno. Ocorre no solstício de inverno.

Tudo sobre Charmed Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.