Em destaque

Mais sobre a saída de Doherty de Charmed

Shannen e Alyssa costumava ser amigos nas duas primeiras temporadas de Charmed. Depois que a amizade se desfez, Shannen saiu do show e Alyssa alegou ter medo dela porque ela era muito agressiva. À Alyssa, foi atribuída a declação: "vinte anos nesse negócio e tenho apenas uma pessoa que me odeia na minha vida." Vamos ver um pouco mais do que a imprensa divulgou do que aconteceu nos bastidores do cenário da Mansão Halliwell, na época.

Entertainment Weekly, junho de 2001:

Qual será a verdadeira história por detrás da confusão em Charmed, da WB? Simples assim: uma persistente, rancorosa e muitas vezes infantil briguinha entre duas das bruxas principais, Alyssa Milano e a ex-estrela de Beverly Hills, 90210 Shannen Doherty.

As coisas ficaram tão ruins que um mediador foi chamado. A co-estrela Holly Marie Combs tentou intervir, sem sorte. E tudo veio à tona quando Milano se negou a ser dirigida por Doherty na season finale (os produtores a mandaram voltar ao trabalho). Milano então deu um ultimato: "É ela ou eu". E lugar de brigar, Doherty saiu.

Uma fonte disse: "Isso lhes rendeu divulgação para um show que estava ficando velho, os permitiu colocar uma nova jovem estrela e tirar uma das duas do set".

TV Guide, agosto de 2001:

 

Alyssa Milano e Holly Marie Combs finalmente falam sobre Shannen Doherty. Mas a pergunta continua: pode um reconjurado Charmed continuar com sua magia?

Shannen Doherty pode ter se ido, mas não foi exorcizada.

Estamos em meados de Julho, dois meses depois da atriz de trinta anos anunciar abruptamente sua saida de Charmed, da WB, e ainda há um poster gigante dela pendurado no escritório de Brad Kern. A bruxa voluntariosa está de frente e no meio das co-estrelas originais, irmãs em feitiçaria, Holly Marie Combs e Lori Rom. Rom, (que agora está no canal Sci Fi, em The Chronicle) foi chamada para interpretar a mais jovem, Phoebe, no piloto, antes que Aaron Spelling a substituísse - puf!!! - pela inquilina de Melrose Place, Alyssa Milano. É uma imagem impressionante, impossível de esquecer, e Milano dá conta disso desde o momento em que chegou.

"Talvez a bruxa No. 5 seja a nossa encantada da suerte", brinca, referindo-se à Rose McGowan, 25, a substituta de Doherty, que se juntará ao elenco nesse outono (Quartas, às 9 da noite) como a meia irmã Paige. Milano se posa sobre o sofá de couro negro e tenta manter o humor tão luminoso como a faixa de cor limão que têm em seu justo jeans de cintura baixa.

"Sabe, tenho consulta no dentista esta tarde," ela diz. "Realmente não me importaria de perdê-la, assim sinta-se livre para manter-me aqui o tempo que precisar". Mas quando olhamos para Milano, 28, que se encontra tensamente na borda do sofá, bebendo cafe de uma xícara enorme, nos damos conta de que ela preferia estar no dentista tratando um canal do que soportando uma entrevista.

E não é sem razão: quando Doherty deixou seu papel em Charmed como a irmã mais velha Prue, depois de três temporadas, foi em meio a rumores de uma amarga rivalidade com Milano, algo que Doherty não negou.

A saída apressada da "irmã dos tablóides" parecia um Deja Vu - além do mais, era a segunda vez em uma década que ela deu adeus a um show de Spelling abaixo de notícias de atritos com seus colegas (a primeira vez foi em 1994, quando o produtor a demitiu de Beverly Hills, 90210.) Sua saída deixou incerto o futuro de Charmed - que volta com uma première de suas horas em 27 de setembro - num momento em que a WB estava contando com isso para continuar encantando espectadores, já que a "jóia da corôa" Buffy estava tirando as estacas de cena e se mudando para a rede rival UPN.

Charmed dificilmente se assemelha a algo que trouxesse má sorte quando estreiou, no outono de 1998. A publicidade ao redor da reunião de Doherty com seu ex-patrão, Spelling, ajudou a esta série supernatural a conjurar o maior ranking de espectadores que uma série debutante da WB já teve na história, enquanto a mistura moderna de glamour e poder femenino fez de Charmed o segundo show mais popular da rede (depois de 7th Heaven, também produzido por Spelling), vencendo Dawson's Creek e Buffy.

Para todos os efeitos, as coisas andavam bem fraternais fora da tela também. "Este é o melhor trabalho que já tive, porque porque nos unimos imediatamente," disse Milano dijo sobre suas co-estrelas em uma entrevista de 1999. "Temos tanta coisa em comum". As três cresceram enfeitiçando audiências na TV: Dohertyno efêmero "Little House: A New Beginning", e depois em 90210; Milano na comédia campeã de audiência "Who's the Boss?"; e Combs em "Picket Fences" de David e. Kelley. Quando Milano se casou com o roquero Cinjun Tate, em janeiro de 1999, Doherty e Combs foram até suas damas de honra. (Milano e Tate se separaram em seguida).

"Éramos muito unidas nos primeiros anos", disse Combs, 27, que interpreta a irmã do meio, Piper. "Não apenas trabalhávamos juntas como frequentávamos a casa uma da outra."

Mas um problema estava inegavelmente surgindo entre Doherty e Milano quando começou a terceira temporada, no verão passado. As notinhas de bajulação na imprensa diminuiram, assim como o tempo que as estrelas passavam juntas fora do set. Milano declarou que "Não ia chamá-la [Shannen] para sair por aí no fim de semana". Rapidamente, espalharam-se rumores de que Doherty estava ressentida pela crescente popularidade de Milano, que estava conseguindo vários contratos [de publicidade], incluindo um com a MCI. Mas para aqueles que estavam perto, a situação era muito mais complicada do que isso."Não havia anjos," disse Combs. "Todos nós tínhamos maus dias. Todas ficávamos estressadas."

Isso não surpreende, diz o produtor-executivo Brad Kern. "Num set de TV as pessoas trabalham de 12 a 14 horas diárias, cinco dias na semana. Raramente ví membros de um elenco permanecerem ou mesmo se tornarem melhores amigos."

Aumentando a tensão, segundo Combs, estavam as frustrações crescentes das estrelas com o caminho que o show estava tomando. "Era uma rotina, onde sentíamos como que fazendo os mesmos episódios de novo e de novo". Doherty, em particular, "quis fazer o show maior e melhor, romper seus limites," disse Combs, que é amiga da atriz há oito anos e ainda fala com frequencia com ela. "Eu a encontrava de manhã e ela estava como.. '"OK, como vamos fazer essa cena?" Era  muito dedicada e não tinha muita paciência para ninguém que [ela sentisse que] não estava."

O que quer que tenha quebrado o feitiço, "nós duas efeitvamente não estávamos nos dando bem" admite Milano. "Shannen e eu somos pessoas muito diferentes, e acho que é quase como uma companheira de quarto. Se passas tanto tempo com alguém e há diferenças, você nem sempre vai se dar bem."

Milano e Combs negam as notícias dos tablóides de que Doherty só falava com elas na frente das câmeras. Mas Milano reconhece que ela e sua antiga co-estrela podias francamente ser "bruxas" uma com a outra: "Havia vezes que eu chegava e dizia "Bom dia, Shannen", e ela não dizia nada. E havia vezes que ela entrava e dizia "Bom dia, Alyssa", e eu não respondia à ela."

Num esforço para acabar com a situação, a Paramount, estúdio que produz Charmed, eventualmente enviou um mediador ao set, algo que segundo Combs deixou as coisas ainda piores. "Em primeiro lugar, não era problema dele," disse. "E nós não o queríamos relatando nossos problemas de mulher à Paramount."

"Os problemas que tivemos não eram coisa que o mediador de alguma grande companhia pudesse consertar," Combs agrega calmamente. "Precisávamos resolvê-los entre nós, indo no trailer uma das outras e dizendo, "Bem, não gosto quando você faz isso", ou "não gostei do que você disse."

Isso aparentemente nunca aconteceu. Doherty afirmou que Milano se encheu e emitiu aos produtores um ultimato - ou Doherty saia, ou saia ela - mas Milano insiste que não é verdade. "Jamais sequer pensei em fazer isso", disse. "Não poderia dormir sabendo que rompi um contrato".

Por outro lado, de de acordo com várias fontes, era Doherty quem cercava os executivos da Paramount dezembro passado pedido para ser liberada do seu contratocontrato. "[Ela] dizia, "isso está se tornando muito problemático. Apenas me deixem sair," disse Combs. "Ela não queria todas as más notícias de novo. Queria sair graciosamente". Mas o estúdio não queria. "Eles bateram pé e disseram 'Não, não podes sair. Va,os te processar."

(Ambos, Paramount e Spelling se recusaram a comentar isso.)

A eventual demissão de Doherty, então, foi uma surpresa. E a forma como Combs falou que aconteceu - uma chamada telefônica para o advogado de Doherty quando a atriz estava voando para Winnipeg, no Canadá, para começar a filmar Another Day, um filme para a TV de Francis Ford Coppola - ainda a deixa claramente aborrecida. "Como você vai de dirigir o episódio final da temporada a ser dispensada por telefone, às oito da noite, quando você está em outro país? Realmente, foi uma maneira vulgar de fazer isso".

"Tenho certeza de que vou receber muitas ligações sobre isso," acrescenta, "mas sabe o que mais? Não me importa. [Os produtores] sabiam que não fiquei feliz com a maneira como isso foi tratado. Simplesmente não se faz isso com uma pessoa, [especialmente] alguém que criou dois shows de sucesso para você."

Enquanto ninguém oficialmente diz por que Doherty finalmente foi despedida, uma pessoa chegada à série disse que "Se tornou claro que que, eventualmente, uma delas [Doherty ou Milano] teria que ir". E Doherty pode ter sido a opção mais segura, segundo Stacey Lynn Koerner, uma analista da indústria de comunicação: "Alyssa é tão popular, se não mais, que Shannen. E quando Shannen deixou 90210, a série simplesmente continuou bem."

Si Charmed pode fazer sua magia sem Doherty, teremos que esperar para ver. Mas a WB e Kern se fazem de valentes. "Se tivéssemos perdido a duas garotas, então eu estaria nervoso," disse ele. "Mas ninguém teria concordado com a troca se estivéssemos preocupados. É por isso que eu gravo esse poster [com o trio do piloto original]. Acho que o show se tornou maior que qualquer um de nós."

O presidente de entretenimento da WB, Jordan Levin, acrescenta: "Temos duas grandes estrelas em Alyssa e Holly. Juntar Rose ao cast traz um novo dinamismo." McGowan estréia na season premiere, que inclui um enterro para a personagem de Doherty, Prue, morta ao enfrentar um demônio no final da última temporada. Outra mudança raidcal na trama: Julian McMahon que interpreta o namorado de Milano, Cole, começou a sair com Doherty recentemente. Mas dá de ombros ante qualquer problema com Milano: "Para ser honesto, sou bastante desmemoriado nesses temas."

Milano também disse que colocou os problemas com Doherty de lado: "Tenho muito respeito por ela," disse de sua ex colega, com quem não falou mais depois do último dia juntas no set. "Acho-a incrivelmente inteligente e talentosa, e desejo sua felicidade, amor e êxito."

Mas encerrar o caso não é tão fácil para Combs. Mientras Enquanto diz que continua se dando bem com Milano, sente "un definido sentimiento de perda" quando voltou ao set, em julho. "De certo modo, tenho que tratar isso como um novo trabalho, um show totalmente diferente que que estou fazendo, porque senão vai ser um ano muito duro."

Tudo sobre Charmed Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Imagens de tema por Bim. Tecnologia do Blogger.